quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Tauá realiza “patrulha mecanizada” para garantir segurança hídrica no Município

A Prefeitura de Tauá, no Interior do Ceará, anunciou obras de serviços preventivos e desassoreamento – que consiste na remoção de sedimento do fundo de corpos d’água – no Açude de Mutuca. O áçude, que completa 100 anos em 2024, está localizado na localidade de Carrapateiras, a cerca de 26 km da sede do Município. Conforme a Prefeitura, as obras são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos (Sederhi). Para este ano, há preocupação com os efeitos do fenômeno climático El Niño, que deve impactar no volume de chuvas no Estado.

“Nossa missão vai além de enfrentar as adversidades climáticas; é um compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou a gestão, em suas redes sociais. patrulha

No vídeo divulgado pela Prefeitura, moradores de Mutuca agradecem à Prefeitura pela realização das obras. “Quero agradecer, em nome da comunidade, à Prefeitura de Tauá por essa grande obra que vai trazer um benefício e uma qualidade de vida muito melhor à nossa comunidade”, disse José Elder, vice-presidente da Associação de Mutuca. “Só tenho a agradecer por esse grande empreendimento”, completou. Nápoles Pacífico, morador da comunidade há 60 anos, também agradeceu à Prefeitura, e afirmou que a gestão está realizando um “grande sonho” da comunidade. “Tantas e tantas vezes já cobramos. Agora estamos concluindo um sonho muito antigo”, afirmou.

IMPACTOS DO EL NIÑO

Para este ano, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e demais órgãos ligados aos recursos hídricos têm apontado para a preocupação com os impactos que o El Niño pode ter no Ceará. Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, a instituição “não possui boas notícias para a população do campo”.

O governador Elmano de Freitas (PT) apresentou, em Brasília, o plano de ação do Estado para o combate à seca ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) nesta segunda-feira (8). Conforme o chefe do Executivo, dentre os temas de destaque estão a instalação de cisternas, suporte forrageiro para o gado, regularização fundiária e aumento da produtividade e renda das famílias de campo. Em live semanal na última semana, o petista afirmou que o Ceará ainda deve ter chuvas dentro da normalidade em janeiro, mas para fevereiro, março e abril, três primeiros meses da quadra chuvosa, o cenário preocupa.