quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Por que Evandro Leitão leva vantagem para se tornar o candidato do PT a prefeito de Fortaleza?


O senador Cid Gomes está deixando o PDT e justificou que “não pode ficar em um partido onde a minoria manda”. A frase remete à reflexão sobre caminhos para unir a todos, afinal, um partido é formado por várias correntes de pensamento e apoios. 

O PT, através da liderança do deputado José Guimarães, anunciou três critérios para um pré-candidato se tornar o nome do partido para disputar a Prefeitura de Fortaleza. O candidato terá que apoiar Lula, Camilo e Elmano, unir o partido e costurar o maior número de legendas e aliados em seu projeto. 

Na filiação de Evandro Leitão ao PT, estavam presidentes de 10 partidos, que afirmaram claramente a preferência pelo presidente da Assembleia. Lula recebeu Evandro Leitão em seu gabinete em Brasília, quando sinalizou o apoio à candidatura. Por último, quase todo o PT apoia o deputado. 

Uma curiosidade: Evandro Leitão deveria ter deixado o PDT na janela partidária de 2022. Não o fez em nome do sentimento que tinha por lideranças como Cid Gomes. Logo depois, veio a crise, trazendo o rompimento entre PT e PDT, ocasião em que Evandro Leitão foi alvo da fúria do comando do PDT.