domingo, 21 de janeiro de 2024

ICC e Banco do Nordeste firmam convênio para oferta de bolsas de mestrado em oncologia a profissionais da saúde da região Nordeste


Aconteceu na manhã de ontem (18), no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), uma visita institucional que marca a celebração de um convênio de assistência técnica e financeira firmado com o Banco do Nordeste (BNB), para a oferta de bolsas de formação stricto sensu – nível mestrado, voltado para profissionais da saúde na região Nordeste. O presidente do BNB, Paulo Câmara, o diretor de planejamento, Aldemir Freire; o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, Irenaldo Rubens; e a gerente de Ambiente de Desenvolvimento Territorial e Fundos de Pesquisa do banco, Laurindaluiza de Macedo, se reuniram, na ocasião, com Lúcio Alcântara e Sérgio Juaçaba, presidente e vice-presidente do ICC, respectivamente; e com Caio Juaçaba e Pedro Meneleu, CEO e CSO do Grupo ICC, para oficializar a colaboração entre as instituições.

Também participaram da solenidade o diretor administrativo do ICC, Alberto Fiuza; Leonardo Alcântara, diretor financeiro do Instituto, o coordenador do mestrado em oncologia, Lúcio Flávio; e os pesquisadores e docentes do mestrado em oncologia Maria Julia e Paulo Goberlândio.

Com o convênio, alunos serão contemplados com bolsas integrais de mestrado para realização de pesquisas na área de oncologia, relacionadas a linhas de pesquisa como Biologia Molecular e Genética dos Tumores, Efeitos Adversos da Terapia Oncológica, Epidemiologia do Câncer e Pesquisa Clínica em Oncologia.

Para Harysson Rodrigues de Paiva, fisioterapeuta e um dos alunos contemplados com a bolsa, a oportunidade é única. “Fui aluno de iniciação científica na faculdade e acredito que o investimento na pesquisa pode trazer muitos resultados positivos para a sociedade”, pontua o aluno.

Com toda a expertise e tradição de quem nasceu atendendo com primazia na área da oncologia, o ICC sempre esteve na vanguarda do conhecimento, investindo em inovação, na saúde e na educação, formando profissionais capacitados que aliam a formação técnica com a prática. Ensinando seu modo de cuidar, o ICC forma profissionais de excelência para o mercado da saúde. Por meio da Faculdade Rodolfo Teófilo (FRT), braço educacional do grupo, o ICC é a única instituição a oferecer mestrado em oncologia no Nordeste e uma das oitos do País a dispor do curso. Ao todo, o Instituto já realizou três turmas de mestrado, composta por 20 alunos cada uma.

Além disso, por meio dos programas de residência médica e multidisciplinar dos hospitais que compõem o Grupo (Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) - complexo hospitalar de alta complexidade para o tratamento de todos os tipos de câncer; e Hospital Santa Cecília, reconhecido pela qualidade assistencial prestada aos moradores da região Sul do estado do Rio de Janeiro), os alunos têm a oportunidade única de aprender de forma prática em complexos hospitalares que são referência de cuidado em todo o País. O ICC também possui forte atuação na área da pesquisa clínica. Ainda por meio do Hospital Haroldo Juaçaba e em parceria com importantes laboratórios farmacêuticos, busca de tratamentos mais curtos e que propiciem menos efeitos colaterais e mais qualidade de vida para os pacientes. 

Para Paulo Câmara, presidente do BNB, o trabalho feito pelo ICC é de referência e a causa acolhida pela parceria é mais do que nobre: buscar mecanismos cada vez mais eficientes e inovadores para a cura e melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com o câncer, por meio da pesquisa. “Não adianta só crescer economicamente se o desenvolvimento social não vier junto. Eu fiquei muito feliz com a iniciativa que o banco teve de promover esse edital em parceria com o ICC, para oferecer essas oportunidades de bolsa para que os alunos possam fazer os cursos de mestrado com mais tranquilidade. Agradeço a parceria e coloco o banco à disposição. Ainda temos muitas ações a promover juntos”, comemora o executivo.