quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Linha Leste: Seinfra entrega terminal provisório de ônibus no Papicu, para operações a partir de janeiro de 2024


A Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará transferiu, nesta quarta-feira (27), o terminal de passageiros provisório para administração da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S/A (ETUFOR). A plataforma construída pela Seinfra vai possibilitar que, no subterrâneo da área do atual terminal de ônibus, sejam realizados os serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura Estação Papicu da Linha Leste do Metrofor. A previsão é de que esses trabalhos sejam iniciados em 8 de janeiro de 2024.


O ato de cessão foi assinado pelo titular da Seinfra, Antonio Nei de Sousa, e pelo diretor da divisão de Infraestrutura da Etufor, Horácio Muniz da Graça. A cessão não afetará as operações no terminal planejadas para o Réveillon. Atualmente, cerca de 46 mil pessoas circulam por dia no terminal. 


"Agilizamos a construção deste equipamento para que, a partir de janeiro, sem nenhum prejuízo à população, a cidade passe a fazer uso deste espaço e a gente possa continuar avançando na obra da Linha Leste", destacou o secretário Antonio Nei de Sousa. 


Com uma extensão de 180 metros (20 a mais que a estrutura permanente), o terminal provisório conta com área coberta em estrutura metálica e telhas de alumínio; plataforma com piso de concreto; sala de apoio aos motoristas com banheiro acessível; banheiros com unidade acessível; piso podotátil; passarela provisória entre plataformas, com rampa elevada e coberta (Toldo); sinalizações horizontal e vertical do terminal de ônibus provisório; sinalizações horizontal e vertical do novo acesso do terminal antigo pela Rua Pereira de Miranda; estacionamento com pavimento em blocos intertravados; canteiros com pavimentação em lastro de brita e pintura dos muros de fechamento do Terminal de Ônibus Provisório. No total, o investimento foi de R$3 milhões. 


Mais informações

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu. O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.