segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Evandro se filiará ao PT, com bênção de Lula e de olho na Prefeitura de Fortaleza em 2024


A partir de uma conjuntura nacional, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, se filiará ao Partido dos Trabalhadores, na próxima semana. Ele assinará a ficha de filiação em um mega evento, no próximo sábado (16). Conforme apurou a coluna, a decisão tomada tem influência direta da Conferência do PT, realizada em Brasília, neste fim de semana. A direção nacional do partido quer apostar em nomes fortes em todos os estados brasileiros e Evandro se encaixa nesse perfil.

Conforme apurou a coluna, nesta segunda-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará concluirá o julgamento do processo de desfiliação de Evandro do PDT. O parlamentar está apostando na vitória. Ainda assim, o PDT deve recorrer da decisão, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, última instância do processo. Segundo o líder do governo Elmano de Freitas na Casa, Romeu Aldigueri, que também tenta deixar o partido, diante da conjuntura, Evandro terá que se filiar ao PT.

Na Conferência Nacional, o presidente Lula levou todas as grifes do partido nos estados e as lideranças nacionais. A missão é eleger o maior número de prefeitos. No Ceará, o PT tem 28 gestores municipais. A engorda do partido foi promovida pelo ministro Camilo Santana. O projeto é dobrar ou mais que dobrar o número de prefeitos no Ceará. O PDT tem protagonismo na política estadual, mesmo derrotado em eleição. São 54 prefeitos, deputados federais, 13 deputados estaduais e mais de duas centenas de vereadores, sendo 14 só em Fortaleza. A sigla merece o papel de protagonista, se a população concluir que sim, através do voto. 

O partido precisará de sabedoria, ouvindo Camilo e Elmano para obter vitórias, sem perder importantes aliados.