quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Evandro Leitão sacudiu o PT engessado e atendeu ao plano eleitoral de Lula


O presidente Lula, na Conferência Eleitoral do PT para 2024, fez cobranças aos dirigentes do partido. A maior delas foi a pouca representação nos parlamentos e a necessidade de uma frente de municípios brasileiros. 

A presidente nacional do PT foi mais dura ainda ao afirmar que, sem apoio no Congresso, o governo Lula será engolido. O recado aos petistas que não aceitam abrir o partido foi dado. 

O governador Camilo Santana, na sua estratégia para eleger Elmano, abriu um pouco o PT estadual, em parceria com José Guimarães, Conin e Elmano. O PT passou a ter 28 prefeitos e oito deputados estaduais, sobrando o número de parlamentares na Assembleia Legislativa. 

A foto do presidente Lula com um largo sorriso, saudando a filiação de Evandro Leitão, está dentro da sua nova lógica que é fortalecer o PT. Com a adesão, o partido ganha uma grande liderança, um deputado com votação e a presidência da Assembleia do Ceará. Não é pouca coisa. No futuro, talvez, o PT tenha um competitivo candidato a prefeito de Fortaleza.