A cada eleição, a campanha eleitoral vai promovendo avanços para a sociedade de todas as classes. A participação no processo está revigorando a política. Compromisso assumido tem que ser honrado.
A expressão para esse novo momento das campanhas, que envolvem candidato e eleitor em profunda sintonia, tem se tornado um importante vetor para novas políticas públicas.
O VaiVem Grátis nasceu de uma conversa entre o então candidato a governador Elmano de Freitas e uma diarista. Segundo o relato do atual governador, ele se sensibilizou com uma trabalhadora que deixava para empresas de ônibus metade do seu dinheiro ganho com muito suor.
Ao transformar um relato comovente de uma diarista em proposta de campanha, exibe um cenário no qual um candidato apoiado pelo governador em exercício e por fortes lideranças saber que poderia cumprir a promessa. Fica claro que muitas políticas públicas podem ser executadas e se tornarem política de estado, quando transformadas em Lei.
Se o poder público oferecesse ao pobres oportunidades de alcançar melhores patamares, certamente teríamos menos desigualdade. O transporte grátis, a escola gratuita de qualidade, o atendimento bom e rápido no hospital, entre outras coisas, trariam para estas pessoas um mundo melhor.