quinta-feira, 23 de novembro de 2023

SDA assina contratos do projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024


O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, assinou  os contratos do projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024, nesta quinta-feira (23), no auditório da SDA, em Fortaleza. O projeto disponibiliza sementes e mudas de alto padrão genético, em busca do aumento da produção junto aos agricultores/as familiares cearenses. O valor do investimento é de R$ 26 milhões.

Durante o ato, Moisés Braz reforçou a importância do projeto para o fortalecimento das comunidades do campo. “Este foi um momento muito importante para o povo do campo, principalmente porque é uma política pública totalmente financiada 100% pelo Tesouro do Estado. Uma novidade é que neste ano introduzimos outros tipos de sementes que não tinham na safra passada, como semente de capim, feijão e algodão, entre outras. Estou muito feliz porque essa solenidade reforça o compromisso do nosso governador Elmano de Freitas com a agricultura, com os pequenos e com o desenvolvimento do campo”, destacou o titular da SDA. 

A expectativa da SDA para este ano é atender, por meio do projeto Hora de Plantar, 156 mil agricultores em 182 municípios do estado (exceto Fortaleza e Eusébio por não possuirem zona rural), com sementes de milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas), sorgo forrageiro (180 toneladas), algodão (10 toneladas) e capim (12 toneladas), além das mudas de cajueiro anão (500 mil), aroeira (4,4 mil) e sabiá (40 mil), palma (2,5 milhões de raquetes) e maniva (5mil m³ - 10 milhões de mudas).