Nesta sexta-feira (17/11), O Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, visitou o navio Energy Observer, primeiro navio que produz o próprio hidrogênio verde (H2V) do mundo, que teve sua primeira visita ao país em Fortaleza. A embarcação usa energia eólica e solar e faz a eletrólise da água do mar dessalinizada para produzir o H2V. Entre os presentes, estiveram , além do Presidente da FIEC e do Governador Elmano de Freitas, Armando Abreu, Presidente da Qair Brasil; Louis Blanchard, Presidente do Grupo Qair; Jorge Borrell, CEO da Qair Brasil; Patrick Lima, CEO da CSI; e o Presidente do barco, Energy Observer, Victorien Erussard.
Desenvolvido a partir de um premiado catamarã, o Energy Observer é um laboratório para a transição ecológica e foi projetado com uma inovadora arquitetura energética para testar, em condições extremas, os limites das mais promissoras tecnologias de emissão zero.
O sistema energético do Energy Observer abrange três fontes de energia renováveis (solar fotovoltaica, energia eólica e hidrelétrica) e dois tipos de armazenamento (baterias de íons de lítio e hidrogênio). O navio produz hidrogênio diretamente a bordo, por eletrólise da água do mar. As soluções são experimentadas, testadas ao limite e otimizadas para tornar a energia limpa uma realidade concreta e acessível a todos.
Entre os parceiros do projeto estão a Qair, Air Liquide, Toyota e Accor.