O secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, deputado Salmito Filho, é um entusiastas do projeto de energias renováveis. Estudioso do tema, comemora resultados da agenda do governador Elmano sobre hidrogênio verde. “Seremos o maior do Mundo em hidrogênio verde”, declarou para uma plateia de 500 deputados estaduais e 1.500 participantes da Conferência da UNALE, que ocorre em Fortaleza.
Segundo Salmito Filho, se os projetos apresentados pelas empresas forem aprovados por órgãos ambientais do Ceará, o Estado irá produzir só no segmento de energias renováveis quatro vezes mais que Itaipu e com a grande vantagem de não poluir. “Será energia 100% limpa”, afirmou Salmito Filho.
Empolgado com os encaminhamentos dos projetos, Salmito revelou que o governador Elmano esteve em Roterdã, na Holanda, onde tratou de entendimento mais amplo com os gestores do mais importante porto da Europa para movimentar hidrogênio.
“Esse projeto não é só do Ceará, mas do Brasil, e pode nos levar a uma reindustrialização”, colocou Salmito, convocando os legisladores dos estados a seguir a pauta da energia renovável.