Em solenidade na próxima segunda-feira (9), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, dará posse à professora Josenília Maria Alves Gomes como superintendente do Complexo Hospitalar (CH) da UFC. O evento contará com a participação de Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviço Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão do Complexo. Durante o evento, serão anunciados recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados à ampliação e modernização dos hospitais universitários da UFC.
É a primeira vez que o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade- Escola Assis Chateaubriand (MEAC) recebem recursos do PAC para ampliar e modernizar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como aumentar sua capacidade de ensino, pesquisa e inovação. O investimento servirá, por exemplo, para concluir o novo prédio da neonatologia da MEAC, ampliando leitos de UTI neonatal e as unidades de cuidado intermediário. Os detalhes do investimento serão divulgados na própria segunda-feira (9).
A professora Josenília será a primeira mulher a ocupar a titularidade da Superintendência do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. Antes da chegada da EBSERH, em 2013, o HUWC e a MEAC contavam, cada um, com diretorias próprias. Nunca, até então, o Hospital Universitário, em 64 anos de história, teve à frente uma mulher como titular. Já no caso da MEAC, com quase 60 anos de existência, o cargo máximo foi ocupado pela Profª Zenilda Bruno.
A futura superintendente do Complexo Hospitalar destacou o momento favorável à ampliação dos serviços do HUWC e da MEAC. "Os recursos do PAC vão viabilizar a entrega de importantes obras de ampliação dos hospitais universitários do Ceará. A vinda do presidente da EBSERH ao Ceará, que será recebido por nosso reitor, o Prof. Custódio Almeida, e por mim, como nova superintendente dos hospitais universitários do Ceará, mostra completo alinhamento entre Governo Federal, EBSERH e UFC e nos dá a certeza de que podemos e vamos fazer uma gestão que vai marcar para melhor a história das nossas instituições. Traz também motivação para o corpo clínico, que quer ver o CH da UFC crescer e ampliar os serviços de qualidade à população", destaca.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993), a professora Josenília tem mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Possui título superior em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e títulos de especialista em Terapia de Dor e em Cuidados Paliativos, ambos pela Associação Médica Brasileira. É professora adjunta do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará e médica assistente do Serviço de Dor do Hospital Universitário Walter Cantídio. Desempenhou funções de gestão na Gerência de Atenção à Saúde do HUWC (2014-2019) e como secretária executiva na Secretária da Saúde do Estado do Ceará (2019-2020). Foi, ainda, diretora-presidente da Fundação Regional de Saúde (FUNSAÚDE), em 2021.
Além da professora Josenília, compõem a atual gestão do Complexo Hospitalar da UFC: a professora Magda Almeida, gerente de Atenção à Saúde do HUWC; o Prof. Edson Lucena, gerente de Atenção à Saúde da MEAC; o professor Renan Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do CH da UFC; e Rochelle Souza, gerente administrativa do Complexo Hospitalar.
SERVIÇO
Anúncio de recursos para o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH e posse da nova superintendência do CH da UFC
Local: Auditório Paulo Marcelo, no térreo do bloco didático da Faculdade de Medicina da UFC, na rua Prof. Costa Mendes, 1608, Rodolfo Teófilo
Dia: 9/10
Horário: 8h