sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Dayany Bittencourt lança Frente Parlamentar da Endometriose


A deputada federal cearense Dayany Bittencourt, lançou nesta quarta-feira (18), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar da Endometriose (FPE). Dayany que sofre com a doença, que inclusive a afastou das ruas no período de campanha eleitoral, decidiu criar essa frente para ajudar outras mulheres vítimas da endometriose.

“A criação dessa frente surgiu do meu profundo desejo de ajudar outras mulheres que sofrem com a endometriose, para que tenham informações disponíveis para entender o que sentem, e para que o mais rápido possível consigam um diagnóstico e um tratamento adequado”, explica a deputada. 

O requerimento para criar a FPE foi assinado por mais de 200 deputados. O lançamento contou com a participação do senador Eduardo Girão, dos deputados federais Fernando Máximo, Rosângela Moro e Giselda Simona, além de diversos representantes da sociedade civil, que lutam pela causa da endometriose. 

O secretário de saúde de Maracanaú e esposo da deputada Dayany, Wagner Sousa, também compareceu ao evento e exaltou a importância da criação dessa frente. “O objetivo dessa frente é dar visibilidade, apresentar a endometriose à toda a sociedade e buscar ferramentas e políticas públicas que possam trazer mais dignidade as mulheres que sofrem com essa doença. Quero parabenizar a deputada Dayany pela atuação nesta Frente tão importante.”


A presidente da FPE, Dayany Bittencourt ainda explicou o objetivo do evento. “O lançamento desta Frente marca o primeiro passo da luta pela conscientização e melhoria da saúde das mulheres com endometriose no Brasil. Durante os 4 anos que eu estiver aqui nessa Casa, podem ter certeza de que eu serei a voz de vocês.”, finaliza a deputada.

As reuniões para discutir políticas públicas voltadas para mulheres acometidas com a doença acontecerão mensalmente, durante todo o mandato da parlamentar.