O governador em exercício Evandro Leitão, ao fazer entregas - um novo posto do Detran, melhoramentos em hospitais e cozinhas para alimentar pessoas que comiam quando pediam nas ruas ou encontravam alimentos no lixo - explicou porque o Ceará investe pesado nos mais humildes, como prioridade: o Estado tem capacidade financeira.
Evandro Leitão tinha em mãos o relatório do Centro de Liderança Pública (CLC), uma Organização Social suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. O CLC investiga e faz diagnósticos sobre as contas dos estados, a gestão fiscal.
Com seus auditores, faz levantamento completo sobre receitas, despesas, nível de endividamento e capacidade de investir. O Ceará é o sexto colocado no País: tem nota 10, segundo a entidade, que avalia os 26 estados e o Distrito Federal.
Para o governo Elmano de Freitas, o resultado dessa auditoria confirma as informações da Secretaria da Fazenda do Ceará, que exibe, no Portal da Transparência, a situação fiscal do Estado a cada bimestre.
No Brasil, onde estados estão quebrados, como é o caso do Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, deixa-nos tranquilos saber que o Ceará paga suas contas e aplica bem suas receitas.