Promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Paz tem como objetivo reduzir os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).
No Ceará, as Forças de Segurança capturaram 51 pessoas durante o dia 1° de setembro até a noite do último dia 10. Além disso, 29 armas de fogo e 701 munições foram apreendidas ao longo da operação em todo o Estado. Nas ofensivas, cerca de 1.960 pessoas e 719 veículos foram abordados.
A Operação Paz é realizada por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Copol/SSPDS).
Os trabalhos das Forças de Segurança seguem intensamente até dezembro.
Capturas
Foram nove mandados de prisões cumpridos por homicídio, sete prisões em flagrante por homicídios consumados e tentados, 21 prisões em flagrantes e atos infracionais por outros crimes e 14 cumprimentos de mandados por outros crimes.