domingo, 13 de agosto de 2023

Dia dos pais: tal pai, tal filho na política, em profissões de sucesso


A história da política cearense é escrita por famílias. Nos 184 municípios cearenses, elas rivalizam e o poder passa de país para filhos. Em muitos casos, famílias se dividem por conta da disputa pelo poder.

Em todas as regiões, famílias atuam, há quase dois séculos, na vida pública. Os Aguiar, são exemplo. Mandatos seguidos somam 80 anos. Tanto os Aguiar de Sobral, quanto os de Tauá. 

No centro-sul, Neto Nunes representa a tradução familiar, os Sobreira, em Iguatu, e Raimundo Macêdo, no Cariri, cujo filho Davi é deputado, e mais três parentes comandam prefeituras. Outros ocupam vagas nas câmaras. 

Na grande Fortaleza, Acilon Gonçalves, Roberto  Pessoa e Átila Câmara são tradicionais na política e têm filhos e esposa no poder. 

No litoral e no Vale do Jaguaribe, a família de Bismarck Maia, prefeito de Aracati, mantém a tradição. Os filhos  Eduardo e Guilherme Bismarck são deputados. 

Em Nova Russas, o deputado Júnior Mano lidera a políticae a esposa é prefeita. Herdou o patrimônio político da família. Em nivel estadual, Capitão Wagner elegeu a mulher deputada, Camilo Santana, Ciro e Cid são as lideranças mais fortes. 

É possível citar muitos parlamentares com tradição familiar na política. Felipe Mota, Zezinho Albuquerque, Fernando Hugo, Evandro Leitão, Jô Farias, Gabriela, Cláudio Pinho, Lia, Salmito, Oriel, Fernando Santana, Romeu Aldigueri, Moesio Loiola, Agenor, Granja, Juliana e outros. 

No dia dos pais, é bom lembrar que, em todas atividades, filhos se espelham nos seus genitores. Os exemplos mais notórios estão na medicina, no judiciário, na advocacia, na segurança pública, na educação e na política. É o modelo tal pai, tal filho.