terça-feira, 22 de agosto de 2023

Presidente da Embratur se reúne com trade turístico no Sebrae/CE

Em visita ao Ceará, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu na última sexta-feira com lideranças e empresários integrantes do trade turístico do Estado. O encontro, promovido pela Secretaria do Turismo de Fortaleza, foi realizado no auditório do Sebrae/CE. Entre os presentes, estavam o superintendente Joaquim Cartaxo, o secretário do Turismo da capital, Alexandre Pereira, o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, o secretário executivo do turismo do Estado, Jonas Dezidoro, a presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Ivana Bezerra e a superintendente estadual do Banco do Nordeste, Eliane Brasil.

Na oportunidade, os dois secretários municipais apresentaram os planos de Turismo e Cultura da capital, destacando as ações e os potenciais estratégicos turísticos e culturais da cidade de Fortaleza. “O turismo e a cultura andam de mãos dadas e temos tido essa visão na Prefeitura de Fortaleza”, afirmou Alexandre Pereira. Ele também falou sobre a importância de haver diálogo e parcerias para avançar. “O turismo não pode ter bandeiras partidárias, não pode existir concorrência, tem que ter integração”, completou.

Foto: PMF

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou o papel do Estado como um dos principais destinos turísticos do país. “O Ceará é um dos principais destinos brasileiros. A Embratur quer ser parceira das iniciativas que já existem aqui, para fazer com que o turismo continue oferecendo emprego e renda”, disse. Em sua fala, Freixo destacou o uso do esporte como forma de alavancar o turismo na Capital e no Estado, como é o caso do kitesurf. “Fortaleza e o Ceará como um todo estão um ponto na frente de outros locais com essa relação entre o esporte e o turismo. O Ceará ensina o Brasil inteiro que é possível aproximar essas duas atividades, trazendo praticantes de diferentes esportes para viver essa experiência aqui”, afirmou.

O gestor afirmou também que hoje o turista internacional busca por experiências e destacou que Fortaleza e o Estado oferecem muito mais do que sol e praia, como a excelência na gastronomia, por exemplo. “A gente sabe da importância do Nordeste e de sua complexidade. O grande objetivo da gente é pensar de que forma a gente atrair mais gente e por mais tempo, porque isso aumenta a capacidade de geração de emprego e de renda. Então, Fortaleza não é inimiga de um turismo que possa se deslocar para o interior. Pelo contrário, se a gente pensar o Ceará como um todo, Fortaleza ganha com isso, porque faz esse turista ficar mais tempo aqui. O objetivo da Embratur é criar um diálogo e colocar o Ceará na prateleira de todos os países”, afirmou.

Foto: PMF

Freixo, também, apontou o trabalho do Sebrae/CE como fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo. ” O segmento do turismo é feito em sua maioria por micro e pequenas empresas e o Sebrae cumpre um importante papel de olhar para o pequeno. O Sebrae é o grande parceiro da Embratur”.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, também falou sobre a importância dos pequenos negócios e destacou o trabalho que a instituição vem fazendo em cinco rotas turísticas implantadas no Estado. “Além da vinda dos turistas estrangeiros, aqui no Sebrae/CE temos a preocupação de fortalecer os territórios, por meio da cadeia produtiva do território e de pensar ações voltadas para estimular o turismo de raio curto”.