terça-feira, 1 de agosto de 2023

O que muda no Brasil com o Ensino de Tempo Integral


A escola é o ponto de partida para um país se tornar uma potência mundial. Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França e a Rússia dominaram o Mundo por séculos porque investiram vultosamente em educação. Construíram um patrimônio intelectual invejável, com grandes parques de pesquisa. São donos das maiores patentes do Planeta e de commodities que transformam em produtos. 

China, Vietnã, Coreia do Sul e outros 29 países se tornaram novas potências por conta do investimento pesado em educação. A China virou a segunda potência mundial, já alcançando os americanos e tendo ultrapassado todos os países europeus. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, parece ter convencido Lula sobre o valor do investimento na área educacional, priorizando crianças nas salas de aula e a valorização de professores. O sonho de reverter o triste quadro do analfabetismo nacional parece estar nascendo. 

O discurso do presidente Lula, que agradeceu ao cearense Camilo Santana, por ser determinado em se envolver completamente com a educação, sinaliza um momento novo: uma aposta na saída da bolha do atraso.