O presidente Lula (PT) volta ao Ceará na próxima quinta-feira, 1º de setembro, para agenda em Fortaleza e no Interior do Estado. Na capital cearense, o petista participa da comemoração dos 25 anos do Crediamigo, do Banco do Nordeste, e, em seguida, visita as obras da Transnordestina. Conforme o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), a agenda acontece no município de Iguatu, no Centro-Sul do Estado.
“No dia 1º de setembro, o presidente chega ao nosso Iguatu para visitar a Transnordestina”, anunciou Guimarães durante evento de posse de Eudoro Santana na presidência estadual do PSB no Ceará.
Guimarães já havia adiantado, na última semana, que Lula visitaria o Ceará para acompanhar as obras do Novo PAC, entre elas, a Transnordestina. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou que, além do Ceará, serão visitadas as obras em Pernambuco. Conforme o deputado federal José Guimarães, os detalhes da agenda serão confirmados em reunião nesta segunda-feira, 28, em Brasília.
NOVO PAC
O Novo PAC no Ceará terá R$ 73,2 bilhões em investimentos. Anunciado neste mês, o Estado tem obras consideradas estruturantes incluídas no Novo PAC, como a duplicação da BR-116 (o início do trecho inicia o município de Pacajus, na Grande Fortaleza, e segue até o Boqueirão do Cesário, em Beberibe, no litoral cearense. Já o segundo trecho corresponde aos cerca de 97km que vão do Boqueirão do Cesário até Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe); Transnordestina; duplicação do Eixão das Águas do Ceará; Cinturão das Águas do Ceará – Trecho I; Ramal do Salgado e moradias do Minha Casa, Minha Vida.