A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou, ontem, (15/08) o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal premiando Fortaleza como a 1ª entre todas as Capitais do Brasil, pela confiabilidade e transparência das informações contábeis do Município enviadas ao Tesouro, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Fortaleza se destacou na categoria “Capitais de Estados”, atingindo 100% da pontuação máxima exigida pela STN.
A premiação, além de trazer fidedignidade nas informações contábeis e fiscais do Município, dá a Fortaleza uma melhor avaliação na nota referente a Capacidade de Pagamento (Capag). “O município passa a ter mais credibilidade na captação de recursos externos que serão revertidos em políticas públicas para a cidade trazendo novos investimentos para atender as demandas do cidadão fortalezense”. Afirma a secretária das Finanças, Flávia Teixeira.
A titular da Pasta afirma, ainda, que o resultado dá confiabilidade à Cidade, ajudando na transparência e controle social. “As informações que o cidadão busca no Portal da Transparência, por exemplo, são todas qualificadas pelo Tesouro Nacional. Isso ajuda nos trâmites junto a STN, inclusive, para a obtenção de contratações de Operações de Crédito”.
Em 2021, a Capital, também, conseguiu o 4º lugar do pódio, atingindo 97% da pontuação exigida. A premiação é fruto de um trabalho realizado pela equipe de contabilidade da Secretaria Municipal das Finanças, em parceria com todas as áreas de contabilidade do Município.