segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Deputado federal cearense assumirá primeira Secretaria Estadual de Proteção Animal do País


O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) assume, nesta terça-feira (22), a Secretaria da Proteção Animal do Ceará. A cerimônia de posse será às 15h no Palácio da Abolição.

A lei que cria a nova pasta foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas no último dia 27 de julho. Em nível nacional, esta será a primeira estrutura governamental em âmbito estadual voltada exclusivamente para o tema. 

“A criação de uma secretaria voltada para cuidar de animais é um grande avanço, não só para o Ceará, mas para todo o país. É um novo desafio, mas também uma grande honra poder ocupar esse cargo e fazer parte desse marco para a proteção animal”, afirmou o parlamentar cearense, que tem a causa animal como principal bandeira na atuação política.

A nova pasta já começará com ações de impacto. Dentre as primeiras ações, estão a liberação de recursos para a ampliação do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), referência na área. Também será aberto um edital para que entidades e abrigos possam ser credenciadas para receber um auxílio financeiro. 

A secretaria fortalecerá a Política Estadual de Proteção Animal, além de ser responsável pelo desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas e sustentáveis para os animais e o meio ambiente. Entre suas atribuições, estão a promoção e o fortalecimento da assistência médica veterinária em Fortaleza e no interior do Estado a animais de pequeno e grande porte, mediante a construção, operação e gestão de estruturas, equipamentos e pessoal capacitados, além de execução de políticas de controle populacional, por meio de castrações disponibilizadas por unidades móveis e fixas como hospitais, clínicas e congêneres.

Advogado, Célio Studart exerce o segundo mandato na Câmara. Em 2016, foi o segundo vereador mais bem votado na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza. Já em 2018, foi eleito deputado federal e manteve a marca entre os parlamentares mais votados no Estado, com mais de 208 mil votos. No ano passado, foi eleito para seu segundo mandato, também com mais de 200 mil votos. O deputado preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na Câmara. Com a licença, assume a suplente Eliane Braz.