A deputada federal Dayany Bittencourt apresentou um projeto de lei que responsabiliza os pais de menores que utilizam cerol em linhas de pipas, papagaios, balões e similares. A medida tem como objetivo proteger a vida de motoqueiros, ciclistas e pedestres de acidentes ou até mesmo morte, devido à utilização do produto.
O PL prevê, ainda, punição mais rigorosa para quem comercializa este produto, além de pena gravíssima em casos de morte ou lesões causadas pelo cerol e, também, a veiculação de campanhas de publicidade nos meios de comunicação conscientizando crianças, adolescentes e adultos do risco que o cerol pode causar.
Só este ano, duas pessoas perderam a vida no Ceará, ao serem atingidas pela linha de cerol; outra pessoa ficou gravemente ferida, no interior do Ceará. “Essa brincadeira, tradicional e que relembra a infância de muitas pessoas é saudável e deve ser preservada, no entanto, nos últimos anos tem se tornado uma prática preocupante, devido ao uso do cerol, que já é proibido. Precisamos adotar medidas mais rigorosas para que casos como os que aconteceram no Ceará, não se repitam,” finaliza.