quinta-feira, 31 de agosto de 2023

A internet do bem


O “Big Data Social", plataforma do Governo estadual, monitora 150 mil famílias em vulnerabilidade social no Ceará. Este projeto tem grande relevância. 

Existe muita polêmica sobre quantas pessoas realmente passam fome e estão abaixo da linha de pobreza. A miséria costuma ser usada como instrumento de manipulação para gerar especulações e desinformações.

Nesse campo do debate da fome  existem pessoas do bem e existem aproveitadores de toda ordem. Os do bem defendem a distribuição de alimentos, roupas e um abrigo; os do mal tiram proveito político e financeiro.

O Big Data Social, um cadastro numa plataforma do Governo, vai monitorar 150 mil famílias em vulnerabilidade social. Com isto, o governo Elmano poderá obter informações reais sobre esse cenário devastador que representa, para a sociedade, uma dívida nefasta com as classes menos privilegiadas.

O que se espera, a partir desses dados concretos, é a efetivação de uma política em que exista educação e evolução social. O governo pode ter conseguido encontrar o caminho para um futuro melhor.