quarta-feira, 5 de julho de 2023

Seja um parceiro da Cufa e ajude a mudar a realidade dos moradores de mais de 200 favelas no Ceará


No Ceará, a Central Única das Favelas, Cufa, foi implantada em 2004, oriunda do Movimento Hip Hop Cultura de Rua (MCR), e até 2015 foi liderada pelo Preto Zezé, que depois se tornou presidente da Cufa Nacional e, posteriormente, conselheiro da instituição. Atualmente, ele integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo Lula. Quem, desde 2015, está à frente da organização no Ceará é Francisco Wilton dos Santos, mais conhecido como Piqqueno. 

Entre os trabalhos mais recentes da organização, destacam-se o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores, realizada no último dia 14; a parceria firmada com a Vale e o Ministério da Cultura (MinC), para fomentar e expandir o acesso a recursos públicos a produtores culturais de favelas; e a Taça das Favelas, que está com sua edição 2023 em andamento e é considerado o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo, além de diversas campanhas solidárias, como a de arrecadação de donativos para os povos Yanomami, indígenas que vivem na Floresta Amazônica, e para os desabrigados pelas fortes chuvas que ocorreram pelo país, incluindo o Ceará, neste primeiro semestre. 

Outro trabalho de destaque é o projeto Mães da Favela, que teve início em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, e visa atenuar o sofrimento de mães solo das favelas e periferias brasileiras. No Ceará, somando as três edições, o programa beneficiou cerca de 90 mil mães. Na última edição, foram distribuídos alimentos, itens de higiene e botijões de gás. Por ter vasto conhecimento sobre a realidade vivida por moradores das favelas, a Cufa entendeu que ao apoiar as mães solos, poderia criar uma rede de proteção muito maior e, com isso, o projeto já atendeu a mais de seis milhões de pessoas pelo País. 

A Central Única das Favelas recebe doações, durante todo o ano, na sede da instituição, localizada na Rua Regina de Fátima, Travessa 02 - número 110 – Barroso II – Passaré – Fortaleza. As doações em dinheiro podem ser feitas por meio do pix para 14.658.422/0001-63 ou pela Vakinha online - https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cufa-ceara-solidaria (ID 2228139).