domingo, 2 de julho de 2023

Prefeitura de Caucaia lança o programa Bora Conectar, que beneficia mais de 46 mil alunos com internet gratuita


O estádio do Raimundão, em Caucaia, foi cenário do lançamento de um dos maiores programas educacionais do Brasil, o programa Bora Conectar. Com a nova iniciativa, os estudantes terão acesso a um modem que fornecerá internet banda larga gratuita residencial para mais de 46 mil alunos. Além dos próprios estudantes, as famílias, também, poderão ter acesso à conectividade, gerando oportunidade de informação, cultura e, principalmente, educação.

O evento, realizado no final da tarde desta sexta-feira (30), reuniu mais de quatro mil alunos da rede de ensino municipal e contou com a presença do prefeito de Caucaia, Vitor Valim; do secretário de Educação, Sérgio Kobayashi; do senador do Ceará, Cid Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão e vereadores do município.

O prefeito Vitor Valim destacou que o programa Bora Conectar vai ser um marco para o aprendizado dos estudantes de Caucaia, além de beneficiar a família toda. “Hoje, é dia de festa. Estou tão animado quanto os alunos aqui presentes. Porque o que está sendo feito com esse Programa Bora Conectar é uma grande oportunidade de crescimento e mudança para os jovens de Caucaia”, frisou o gestor.


Cid Gomes, senador da República pelo Ceará, reforçou o quão inovadora é a iniciativa do Programa Bora Conectar. "Não conheço nenhuma cidade do mundo que tenha um programa como esse que o prefeito Vitor Valim está implantando para os jovens em Caucaia. Isso é extraordinário. A gente sabe o poder da internet. Desde fazer amizades até buscar conhecimento. Por isso, Caucaia está de parabéns", disse o senador. 

Para Maria Clarice, aluna do Polo Avançado e moradora do Nova Metrópole, o Programa Bora Conectar vai ser mais uma ferramenta importante que vai ajudar no aprendizado."Eu gostei muito dessa novidade. “Porque ter o tablet da Prefeitura e internet banda larga dentro de casa vai me ajudar a aprofundar o conhecimento e melhorar meus estudos", destacou a aluna. Já para Madson Monte, aluno do Polo Avançado: "a internet banda larga vai me ajudar muito nos estudos. Vou conseguir pesquisar muito mais e poder acessar mais rápido a Plataforma Inteligente no Tablet. Com a internet em casa também vou poder ter um diálogo mais rápido com os professores no ambiente digital".

Na ocasião, além da cerimônia de lançamento do programa Bora Conectar, houve a entrega simbólica de kits escolares compostos por mochila, lápis, caderno, borracha, caneta, corretivo, régua para os anos finais do ensino fundamental e mochila, lápis, borracha, caderno, agenda, giz de cera, massa de modelar, cola, tesoura, caderno de desenho, agenda e avental de artes (para alunos da educação infantil).

Compromisso com a Educação

Usar tecnologia a favor da Educação sempre foi um dos projetos da gestão atual, que já entregou mais de 45 mil tablets (todos com chip, película e Plataforma Inteligente, um aplicativo com conteúdos educativos) com o intuito de proporcionar educação de qualidade e inclusão sociodigital durante a pandemia de Covid-19.

Além disso, houve, também, uma série de benefícios voltados para a estrutura do pátio educacional do município. Com isso, 140 escolas já passaram por intervenção e melhoria na infraestrutura; houve a implantação de quatro escolas em tempo integral, além de escolas com turmas em tempo integral; lançamento do Polo Avançado, com ensino integral para alunos do 9º ano selecionados pela SME e o lançamento do Imersão Nota 10, com aulas de reforço e extracurriculares (ballet, xadrez, música, contação de histórias).

Além dos esforços de recompor a aprendizagem dos estudantes durante o período mais crítico da pandemia, a atual gestão fez investimentos e valorizou os professores. Prova disso foi o pagamento de abono aos educadores, um investimento no valor de R$ 3 milhões;  o aumento em 40% nas gratificações para os coordenadores pedagógicos, diretores e secretários escolares em 2022; aprovação do pagamento do Piso Salarial Nacional aos professores, além de conceder a regência de classe aos efetivos ocupando cargos de direção.