quarta-feira, 5 de julho de 2023

O delegado federal que combate o crime, sem disparar tiros nem torturar


O crime combatido com inteligência funciona. Para comandar um processo em que a tecnologia é a principal arma é necessário uma equipe com radar global.  

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio de Oliveira Júnior, é delegado federal. Homem de ação, que trabalha na área de inteligência. Sua contribuição ao governo cearense foi uma aposta correta por parte do governador Elmano de Freitas.

Samuel Elânio é um agente público moderno da área de segurança. As armas são usadas nos confrontos diretos com o banditismo, mas, para encontrar e prender sem disparar uma bala, somente com uma eficiente inteligência policial. 

Seguir o dinheiro, interceptar conexões telefônicas e as redes sociais são alguns detalhes que fazem identificar e chegar aos criminosos. Tem sido essa a nova rotina do aparelho da segurança pública. 

O semestre menos violento de Fortaleza, em 14 anos, comprova a tese na qual a polícia tem como papel proteger o cidadão, através da prevenção. Desarmando, antecipando-se aos crimes e prendendo condenados da justiça que, ao invés de pagar pelos crimes, estão soltos. 

A sensação de segurança que estamos vivenciando em Fortaleza e outras grandes cidades cearenses anima a sociedade a sair de casa, promover encontros e arriscar uma vida noturna. A população agradece.