quarta-feira, 12 de julho de 2023

A nova ordem liderada por Toim Braga: os vereadores são ouvidos e serão decisivos


A história das Câmaras Municipais no Ceará tem o antes e o depois do vereador Toim Braga, o presidente que fecha o terceiro mandato à frente da hoje poderosa UVC, a União dos Vereadores do Ceará. Vereador do MDB, conhecido como Abençoado, ele construiu a valorização das casas legislativas nos 184 municípios, usando uma ferramenta: a parceria com o Tribunal de Contas, que ensinou os vereadores a fiscalizar, acompanhar as gestões e encaminhar ao TCE e ao Ministério Público casos de improbidade administrativa. 

No Ceará, Toim e seus diretores controlam o poderoso exército de 2.196 vereadores. Outra grande vitória foi a criação da UVC-Mulher, presidida por Magnólia Aragão, vereadora de Tianguá. Com pouco mais de 60 vereadoras, o Ceará passou a ter 405 mulheres nas câmaras.

A dedicação à UVC por parte de Toim Braga é integral, consome o dia inteiro, em reuniões, eventos e audiências com ocupantes dos mais altos escalões dos poderes municipal, estadual e federal. O parlamentar aguarda a Casa Civil agendar a data para o governador Elmano de Freitas inaugurar a sede da UVC, a primeira do Brasil a ter sede própria, com capacidade para receber vereadores de todo o Ceará. "Será a melhor União dos Vereadores do Brasil", afirma Toim Braga.