terça-feira, 6 de junho de 2023

Juliana Lucena chama atenção para o etarismo preconceito por idade no Ceará e denuncia ataques ao prefeito de Limoeiro do Norte

A deputada Juliana Lucena (PT), segunda secretária da Mesa da Assembleia Legislativa, subiu ao púlpito do Plenário 13 de Maio para falar sobre o etarismo, o preconceito contra pessoas com base na idade. A parlamentar destacou a luta do prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena, que "há anos enfrenta uma implacável perseguição política".


Segundo a deputada, a oposição política local tem espalhado histórias distorcidas e factoides, implantando falsas narrativas para desestabilizar a administração municipal e afastar o prefeito, alegando que ele está senil.


No entanto, a petista reforçou a credibilidade do prefeito, que foi eleito pela primeira vez com 71,9% dos votos válidos e, em 2020, reeleito com mais de 18 mil votos. "O número de votos do povo de Limoeiro foi tão expressivo que a soma de todos os oponentes não se aproximou nem de perto da votação do prefeito eleito", destacou.


Juliana, também, enfatizou que a cidade de Limoeiro do Norte tem se destacado no Ceará, durante a atual administração. Na área da saúde, por exemplo, alcançou o primeiro lugar nacional no programa Previne Brasil, entre cidades do mesmo porte. "Nossa economia cresceu cerca de 30% nos últimos seis anos, fazendo com que a cidade tenha um dos 13 melhores PIBs per capita do Estado", comemorou.


Usando o exemplo de seu pai, Juliana chamou a atenção para os idosos do Estado que, também, sofrem com o etarismo. "Aprendi com meu pai a respeitar a Justiça, o Ministério Público e as instituições de controle. Cresci vendo um homem justo em seus julgamentos. O Dr. José Maria foi um homem que honrou a toga como juiz e desembargador. Ele me inspira e me motiva diariamente no Direito e na vida pública", concluiu.


Falta de humanidade


O discurso de Juliana ocorre nove dias antes do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Entre manobras cruéis, a parlamentar menciona a disseminação de uma notícia falsa que anunciou a morte do prefeito no início deste ano. A mais recente tentativa de manobra, segundo ela, é a divulgação de um vídeo editado de um depoimento do prefeito ao Ministério Público. "Se isso não é criminoso, então o que seria?", questiona.


Júlio César Filho (PT), Sérgio Aguiar (PDT), Diassis Diniz (PT) e Gabriela Aguiar (PSD) foram os deputados que intervieram durante o discurso de Juliana. Todos elogiaram a figura pública de José Maria Lucena e apoiaram a luta contra o etarismo.