terça-feira, 9 de maio de 2023

Para construção de parque solar de R$ 1,8 bilhão em Mauriti, Governo do Ceará assina memorando de entendimento com grupo chinês

O governador Elmano de Freitas assinou, nessa segunda-feira (8), memorando de entendimento entre Governo do Ceará e o grupo chinês PowerChina, visando a construção de um parque solar no município de Mauriti. O investimento será de R$ 1,8 bilhão. De acordo com a empresa, a previsão de entrega do parque, com 343 MW de potência, é fevereiro de 2025.


“É nossa absoluta prioridade atrair investimentos para poder gerar empregos e renda para os cearenses. A China é a principal parceira comercial do Brasil e queremos estreitar ainda mais as relações com os empresários chineses, em setores como o de tecnologia, produção de energia limpa e infraestrutura para o Ceará”, comentou o governador Elmano de Freitas.



Participaram da reunião a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; e a comitiva da multinacional, formada pelo diretor financeiro Xin Lei; o gerente técnico Xu Cui; e os representantes do grupo no Brasil; Yuan Wenzheng e Marcio Soares.


Roseane Medeiros salientou a importância do encontro e também ressaltou a oportunidade da abertura de portas para novos investimentos em mais municípios cearenses. 


“É muito importante para nós essa aproximação, inclusive já pensando em novos investimentos em outras áreas também englobadas por esse grupo, como infraestrutura e transportes”, disse.


Márcio Soares destacou o interesse do grupo chinês em desenvolver novos investimentos no Estado. “De modo geral, tivemos uma reunião bastante proveitosa. A oportunidade de apresentar todo o projeto do parque solar, como também novas ideias. A PowerChina tem todo o interesse em ajudar o Ceará em diversas áreas”, pontuou.