terça-feira, 2 de maio de 2023

Sebrae/CE, Adece e empreendedores de Sítio Alegre discutem criação de Distrito Industrial

A partir de uma articulação do Sebrae/CE, os empreendedores do Polo de Moda Íntima do Distrito de Sítio Alegre, no município de Morrinhos, foram recebidos nesta quarta-feira (26) pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa. Na pauta do encontro, a criação de um Distrito Industrial, para abrigar cerca de 50 empreendedores que atuam com a produção de moda no município da região Norte.


Participaram do encontro o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a articuladora da instituição na região Norte, Suilany Teixeira, o prefeito de Morrinhos, Jerônimo Brandão, o presidente e o vice da Associação das Confecções de Sítio Alegre (UNIConfecções), Reginaldo Menezes e Roberto Fagner, além de Daniel Gomes Soares e Elano Martins Guilherme, do SindiConfecções e Aloísio Ramalho, do Sindiroupas.


Na oportunidade, Joaquim Cartaxo falou sobre a importância do Polo de Moda Íntima de Sítio Alegre para a economia do município e da região Norte do Estado e destacou a parceria entre o Sebrae e os empreendedores da localidade. Já a articuladora regional Suilany Teixeira, falou sobre o trabalho que o Sebrae desenvolve na região desde 2016 e dos avanços conquistados até o momento.


“Quando começamos o trabalho havia 17 empresas no Polo de Moda Íntima e hoje são cerca de 90, sendo 35 delas associadas à UNIConfecções. No ano passado, iniciamos um trabalho de implantar a cultura do design junto a estas empresas de Sítio Alegre visando melhorar ainda mais a competitividade delas”.


Suilany, também, falou sobre um planejamento realizado junto às empresas associadas da UNIConfecções que apontam que a criação do Distrito Industrial ajudaria a dobrar o número de empregos gerados e o faturamento das empresas que atuam no Distrito.



O prefeito de Morrinhos falou ao presidente da Adece que, a partir da demanda dos empreendedores locais, a administração municipal já adquiriu um terreno para a instalação do Distrito Industrial, que neste momento encontra-se em fase de terraplanagem. Além disso, o SindiConfecções também contribuiu com a contratação do projeto arquitetônico.


Após as apresentações, o presidente Danilo Serpa, reforçou que é papel da Adece executar as políticas de desenvolvimento econômico do estado e se colocou à disposição dos empreendedores e da Prefeitura Municipal para contribuir com a implantação do Distrito Industrial.