terça-feira, 30 de maio de 2023

Sebrae promove lançamento do programa Territórios Empreendedores na região do Sertão de Crateús e Inhamuns

O Sebrae/CE realiza, na próxima quinta-feira (1/6), no Teatro Rosa de Moraes, em Crateús, o lançamento do Projeto Territórios Empreendedores para a região do Sertão de Crateús e Inhamuns. Na oportunidade, também, será realizado o I Fórum Regional da Agenda LIDER dos Secretários de Agricultura da região.


De acordo com o articulador do escritório do Sebrae/CE na região do Sertão de Crateús e Inhamuns, Luiz Gonçalves, o lançamento do Territórios Empreendedores e o Fórum dos Secretários de Agricultura são consequências diretas do bom trabalho realizado durante as atividades do programa LIDER-Liderança para o Desenvolvimento Regional realizado na região.

“O Territórios Empreendedores é uma ação do Sebrae que visa ajudar os gestores públicos e lideranças locais na implementação políticas públicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios da região e geração de emprego e renda. Ele vai ajudar a colocar em prática aquilo que foi planejado durante as atividades e validado durante as atividades do LIDER na região”.


As ações do LIDER no Sertão de Crateús e Inhamuns mobilizaram, envolveram e capacitaram lideranças do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor dos municípios Aiuaba, Arneiroz, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Parambu, Quiterianópolis, Santa Quitéria e Tauá.


Um dos frutos deste trabalho foi a elaboração e o lançamento da Agenda LIDER, que congrega o planejamento de ações visando o desenvolvimento da região até 2040. A Agenda, que está disponível no site do Sebrae/CE, traz como macro objetivos o desenvolvimento e fortalecimento do Agronegócio, com destaque para as cadeias da apicultura e ovinocaprinocultura em bases sustentáveis.


Além disso, o documento também aponta a necessidade do fomento à ampliação da infraestrutura necessária ao desenvolvimento do potencial produtivo da região e a promoção da educação empreendedora, inovadora e tecnológica, bem como a ampliação e fortalecimento do polo de ensino superior.