sexta-feira, 26 de maio de 2023

Ricardo Cavalcante participa de seminário sobre Hidrogênio Verde na Assembleia Legislativa

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, hoje (26/05), de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, sobre a produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Ceará.


Ao discursar no plenário, Ricardo Cavalcante cumprimentou as várias autoridades e reforçou o entusiasmo sobre o tema. “O nosso Estado é o melhor lugar do planeta para a produção de Hidrogênio Verde”, disse. Em pouco mais de quarenta minutos, ele citou números que justificam a aposta no novo tipo de combustível. “Em 1850, o mundo emitia 197 milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO2). Em 2020, essa quantidade superou 34 bilhões de toneladas”, comparou.


Ricardo Cavalcante citou, ainda, a articulação feita pela FIEC junto ao Governo do Estado do Ceará, Universidade Federal do Ceará e Complexo do Pecém para a instalação do HUB de Hidrogênio Verde no Estado. “O Ceará tem hoje 30 memorandos de Hidrogênio Verde, dos quais, seis foram assinados já no governo Elmano de Freitas. Com isso, acredito que o Ceará e o Nordeste podem ser os grandes fomentadores de descarbonização do planeta”, finalizou.


O superintendente do SESI Ceará e diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, reforçou a frente de serviços da FIEC. “Nós vamos inaugurar o Centro de Excelência de Transição Energética com esses grandes players mundiais que vão precisar de mão de obra qualificada, e nós estamos oferecendo essa importante capacitação profissional”, concluiu.



A audiência liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Estadual Evandro Leitão, contou com várias autoridades. Além dele e do presidente da FIEC, integraram a Mesa Diretora: o presidente da Comissão de Hidrogênio Verde no Senado Federal, Senador Cid Gomes; a senadora Augusta Brito; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado do Ceará, Salmito Filho; o diretor-presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueiredo; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina para a iniciativa privada, Jorge Arbache; o ex-deputado estadual e chefe da Coordenadoria Especial de Programas Integrados da Prefeitura de Fortaleza, Eudoro Santana e o presidente da Comissão de Hidrogênio Verde da OAB/CE, José Amaury Gomes.

Também, participaram da cerimônia, o secretário Executivo do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado do Ceará, Joaquim Rolim; a secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Roseane Medeiros; o presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Gardel Rolim, o superintendente do SESI Ceará e diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, líder do Observatório da Indústria e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC), Sampaio Filho; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate e a Assessora para Transição Energética no SESI/SENAI Ceará, Isabela Maciel.