quinta-feira, 11 de maio de 2023

Republicanos largará com 17 prefeitos na posse de Chiquinho Feitosa como presidente do partido

O partido Republicanos terá sua base no Ceará, nascendo com 17 prefeitos e já despontando como terceira  força política. Hoje, o PDT tem o maior número de prefeitos, 63 no total. Em seguida, aparece o PT com 28, e o PSD com 16. 


O empresário Orlando Cavalcante, uma espécie de guru e líder político de Mombaça e região circunvizinha, acaba de deixar o MDB, onde estava filiado desde a sua fundação, para ingressar, também, no Republicanos. Foi uma perda que o partido de Ulisses Guimarães e Paes de Andrade jamais contaria. Orlando Filho, prefeito de Mombaça, e outras lideranças da região seguiram o mesmo caminho: deixaram a legenda e vão migrar para o Republicanos, com o aval do governador Elmano e do empresário Chiquinho Feitosa. “Não posso mudar o MDB, mas posso mudar de partido. Tenho admiração por quem tem palavra, compromisso, e vejo essas duas virtudes no governador Elmano e no meu amigo Chiquinho Feitosa”, desabafou Orlando Cavalcante, que pretende disputar mandato de deputado estadual em 2026, como representante do Sertão Central. 


Outros grandes nomes que dirigem prefeituras no Ceará e pretendem ir para a reeleição devem se filiar ao Republicanos, no próximo dia 29: os prefeitos de Caucaia, Vitor Valim; de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão e Tiago Ribeiro, gestor de Cascavel.  


Em viagem à Europa, onde mantém negócios na área do transporte, o presidente do Republicanos, Chiquinho Feitosa, não está atuando de forma solitária. Seus companheiros de empreitada são o ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas. 


A ação partidária não mexe na base do governo. São prefeitos ligados ao bolsonarismo, ao Capitão Wagner e que estavam sem partido. Chiquinho Feitosa se reunirá, também, com outras lideranças políticas e comunitárias para promover mais filiações.