quinta-feira, 11 de maio de 2023

Evandro recebe manifestação de apoio à pré-candidatura em Fortaleza

Os últimos prefeitos de Fortaleza (Luizianne, Roberto Cláudio e José Sarto) são oriundos da Assembleia Legislativa. Os três últimos governadores do Ceará (Cid, Camilo e Elmano), também, saíram do Legislativo. Não se pode deixar de lembrar que foram gestores que cuidaram da moralidade pública. Os projetos de poder podem ser vistos como bons: todos saíram com razoável ou boa avaliação. 


Um grupo de parlamentares quer manter essa colaboração à política cearense, mantendo indicações do legislativo estadual para a gestão municipal. No caso, uma candidatura a prefeito de Fortaleza. “O Evandro está pronto", diz o líder do governo Elmano, deputado Romeu Aldigueri. “Estamos organizando um manifesto pró-Evandro”, disse o deputado Agenor Neto.  


O nome do deputado Evandro Leitão surgiu no debate sobre a sucessão municipal em Fortaleza, a partir da troca de farpas entre o prefeito Sarto e o governador Elmano, envolvendo duas pautas importantes: saúde e educação. Sarto reclama que não é recebido, e Elmano retruca, mandando o prefeito Sarto descer do palanque e trabalhar. 


No ponto alto da troca de ataques, o presidente da Assembleia atuou como bombeiro, apelando aos colegas do parlamento para diminuir a intensidade dos ataques contra os gestores. “Eu não posso atacar o Sarto pela crise na saúde. Não conheço os detalhes, sei que os hospitais do Estado funcionam bem e estou acompanhando o debate sobre o fim da municipalização de alguns hospitais”, pontuou. 


Na crise interna do PDT, Evandro Leitão nunca escondeu sua preferência por Camilo e Elmano. Defende a adesão completa dos filiados ao governo Elmano, principalmente o grupo rebelde comandado por Roberto Cláudio. Sua esperança é o senador Cid Gomes assumir o comando do PDT no Ceará. “Seria uma retomada”, avalia.