quarta-feira, 3 de maio de 2023

Prefeitura de Maracanaú fecha parceria com IPREDE para instalação do projeto Conecta

Na última terça-feira (2), o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, juntamente com o secretário de saúde, Wagner Sousa, visitou as instalações do projeto Conecta, que faz parte do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), em Fortaleza.


A Unidade de Assistência a Crianças com Transtorno do Espectro Autista (Conecta) conta com uma equipe multiprofissional, para diagnóstico, tratamento e inclusão educacional. O projeto atende crianças autistas, de 0 a 12 anos,  além de ofertar cursos profissionalizantes para os pais e/ou responsáveis dos mesmos. Entre os serviços ofertados, estão: enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia, pedagogia, entre outros. Todos os serviços são gratuitos.

 

A visita teve como finalidade, além de conhecer o projeto, firmar uma parceria entre a Prefeitura de Maracanaú e o Iprede para a instalação do projeto no novo Centro de Referência do Transtorno Autista - CERTA, em Maracanaú.


“O Conecta é referência, conhecido mundialmente como o melhor projeto para cuidar dos autistas, utilizando arteterapia, musicoterapia, educação física, robótica, e todas as ferramentas disponíveis para habilitar essas crianças.  Um projeto de primeiro mundo, um sonho que será concretizado em Maracanaú”, celebra Wagner Sousa.


Estiveram presentes no IPREDE, a deputada federal Fernanda Pessoa, o deputado estadual, Firmo Camurça, o vereador de Maracanaú Jeorgenes Castro, a diretora da atenção secundária da Secretaria de Saúde, Roseane Monteiro, a presidente do conselho da pessoa com deficiência, Gabrielle Uchôa, o coordenador do CERTA, Rodrigo Pinheiro e a equipe do projeto Milagre Azul.


Em seguida, todos seguiram para Maracanaú para assinar a ordem de serviço do novo Centro de Referência do Transtorno Autista - CERTA, unidade que receberá o projeto Conecta.