domingo, 14 de maio de 2023

Luiz Gastão, novato com desempenho de veterano na Câmara dos Deputados


O início do mandato de um deputado federal é considerado uma oportunidade de demonstrar seu compromisso com a população, trazendo soluções e melhorias para a sociedade. E, neste sentido, o deputado federal Luiz Gastão Bittencourt (PSD/CE) tem se destacado positivamente, demonstrando extrema afinidade com a função, quase como um veterano.


Novato, alcançando hoje os seus primeiros 100 dias de mandato, Gastão já apresentou autoria ou coautoria de nada menos do que 52 propostas legislativas, além de ser relator de outras três. Vale destacar ainda que o parlamentar atua como vice-líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados e integra 17 frentes parlamentares, mostrando que já totalmente ambientado ao novo papel que desempenha.


A expectativa pelo nome de Luiz Gastão no Congresso gerou curiosidade no cenário político cearense. Líder empresarial e presidente do Sistema Fecomércio, não se imaginava que faltaria habilidade política, muito menos capacidade de pensar políticas públicas, algo que já faz à frente do Sesc e do Senac, mas impressiona a prematuridade em algumas conquistas, como a atuação em comissões e subcomissões importantíssimas, como a Comissão de Constituição e Justiça; Comissão do Trabalho; Comissão da Indústria, Comércio e Serviços e outras sete em que é titular ou suplente.


Na última terça-feira (10), por exemplo, foi escolhido presidente da Subcomissão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Entre os vários temas concernentes à subcomissão, estão as mudanças das regras do saque-aniversário, assunto debatido em audiência na Comissão de Trabalho com o ministro Luiz Marinho, em abril.


Além disso, o deputado teve destaque ao presidir interinamente uma sessão na Câmara e outra na Comissão de Trabalho, algo não muito comum para um deputado com apenas algumas dezenas de dias de experiência.


Pelo trabalho dedicado e pela habilidade para lidar com as questões políticas, o que é essencial em tempos em que o diálogo se mostra fundamental mentidas as esferas de governo, posso dizer que Luiz Gastão é uma grata surpresa na política cearense e nacional.