segunda-feira, 8 de maio de 2023

Governo do Ceará anuncia reajuste de 5,8% aos servidores do Estado

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta segunda-feira (8), o reajuste de 5,8% no salário dos servidores estaduais para o ano de 2023, garantindo a reposição da inflação. O ajuste também é estendido ao vale alimentação recebido pela categoria. O chefe do Executivo cearense recepcionou representantes de sindicatos, no Palácio da Abolição, para o anúncio.


“Isso é uma construção. Meu compromisso é efetivamente um convite que a gente possa atravessar este ano, mesmo com dificuldade, ocasionadas pela redução da receita, apesar de termos recebido o Estado organizado, juntos. A partir do ano que vem, nós teremos condição de um patamar de negociação muito mais favorável a vocês, e eu tenho clareza da importância do serviço público para o cidadão cearense”, ressaltou o governador. “Estou muito feliz que chegamos ao entendimento, e com a expectativa clara de que os servidores serão valorizados”, completou.



O Projeto de Lei (PL) enviado para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), também, nesta segunda-feira (8), pontua que o reajuste será pago em duas parcelas: a primeira sendo de 3% no mês de julho, e a segunda de 2,8% em setembro. De acordo com a Secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, esse foi o resultado de negociações com a categoria.

“Nós começamos há alguns meses a mesa de negociação com servidores e Estado, e fizemos encaminhamentos muito precisos. Inclusive, em relação à possibilidade do Governo de fazer uma reposição com base na inflação, que é exatamente o índice de 5,8% que nós estávamos propondo desde o início”, pontuou a secretária.



Os servidores receberão reajuste retroativo de 3%, referente aos meses de janeiro a maio, em dezembro deste ano. “O servidor cearense estadual, não precisa se preocupar com mais nada, e nós, da parte do Estado, vamos fazer todo o esforço arrecadatório para honrar, como sempre fizemos, com o pagamento em dia do nosso servidor público”, finalizou Sandra Machado.