sexta-feira, 19 de maio de 2023

FIEC entrega Medalha do Mérito Industrial e Comenda da CNI na tradicional festa do Dia da Indústria


 A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) entregou, nesta quinta-feira (18/05), a Medalha do Mérito Industrial 2022 aos principais nomes da indústria cearense e personalidades, que contribuíram fortemente para o desenvolvimento socioeconômico do estado e de seu setor industrial. José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise, Regina Dias Branco, vice-presidente de Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade da M. Dias Branco, e Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), receberam a premiação na tradicional festa do Dia da Indústria. A Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), também, foi entregue na ocasião a seu homenageado do ano de 2023: o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado. A medalha corresponde à maior honraria da indústria nacional.



Em seu discurso, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou as conquistas industriais e o papel imprescindível dos homenageados da noite para o crescimento e o fortalecimento da indústria e economia cearense. “Estamos aqui para, nesta noite em que comemoramos o Dia da Indústria, celebrar todas as conquistas alcançadas em um ano que se fez longo, mas rico de oportunidades e realizações para aqueles que acreditaram que era possível fazer mais e melhor. E queremos fazer isso valorizando os bons exemplos e reconhecendo a coragem e determinação de quatro personalidades que ousaram construir, cada uma a seu tempo e modo, uma história de sucesso”, ressaltou.


As ações desenvolvidas pelo Sistema FIEC, fundamentais para o sucesso da indústria cearense, também, foram exaltadas pelo presidente. “Não por acaso, o Sistema FIEC é, hoje, referência em inovação, tecnologia, eficiência e sustentabilidade para todo o Sistema Indústria brasileiro”, contou. A responsabilidade de ocupar esta posição de destaque, também, foi pontuada por Ricardo Cavalcante. “Temos consciência de que fazemos parte de um todo. No Ceará, nós integramos um ecossistema social, econômico, político e cultural, que vem trabalhando coletivamente para mudar a realidade do nosso estado”, enfatizou o presidente.



O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, ressaltou o desempenho salutar das indústrias para o cenário econômico e social do estado. “Nessa ocasião, quero reconhecer o papel dos empresários e da indústria do nosso estado. Nenhum país seria capaz de gerar melhores salários, melhores condições de vida sem a sua indústria forte. Esses cearenses, hoje, homenageados precisam ser reconhecidos por sua perseverança e o investimento em gerar emprego para o nosso povo”.


Emocionado, o homenageado da CNI e 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, rememorou sua vinda para o Ceará, ainda no início dos anos 1970. O industrial destacou, em seu discurso, uma das pautas que defende fortemente junto à FIEC: o potencial de exploração de hidrogênio verde no Estado. Sobre a honraria recebida, disse sentir-se muito agradecido e feliz, dando destaque às pessoas que o ajudaram a plantar e cultivar os frutos que hoje colhe, como sua família e os integrantes da FIEC, com ênfase para seus ex-presidentes e o atual presidente, Ricardo Cavalcante. “São cerca de 45 anos de presença minha nos diversos ambientes da FIEC. […] Sempre me orgulhei de fazer parte da Federação. Ao longo dos anos, tem sido um bom exemplo para as demais federações de indústria. Seu modelo de renovação de diretorias tem despertado novas e boas lideranças no estado” declarou.