domingo, 7 de maio de 2023

Evento com produtores no Sertão Central reúne Cid, Wagner, Domingos Neto e prefeitos

O Encontro de Produtores Rurais do Sertão Central, realizado neste sábado, 6, em Quixeramobim, conseguiu reunir um conjunto de forças políticas de diferentes cenários. A região é considerada estratégica para as definições das parcerias partidárias para as eleições municipais de 2024. 


Participaram do encontro o senador cearense Cid Gomes (PDT), o deputado federal Domingos Neto (PSD), o atual secretário da Saúde de Maracanaú e presidente estadual do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner, cotado para a Prefeitura de Fortaleza em 2024, além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região.


O encontro foi organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec). “Nossa intenção é ouvir e promover a união de todos os produtores rurais do Ceará em torno de nossas causas comuns. Somos muitos, mas precisamos de ser fortes”, disse o presidente da instituição, Amílcar Silveira.



"Gostaria de parabenizar o Amílcar por esse grande movimento que ele tem feito com os produtores de todo o Ceará e o Sertão [Central] é a primeira reunião que se reúne nessa grande movimentação, acima de tudo com o interesse de superar os problemas e avançar nessa produção. Temos uma bacia leiteira grande e nós podemos dobrar essa produção com mais tecnologia, informação e mais ações modernas, principalmente na parte da genética, e é isso que procuramos fazer", ressalta o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT).


"Pedra Branca trouxe 100 pessoas para a feira e a gente está apostando muito porque o emprego está muito difícil. Estamos fazendo várias parcerias com o Governo do Estado e iniciativa privada para colher esses frutos depois", disse o prefeito Matheus Góis (PSD). 


Com mediação do senador Cid Gomes, o evento, também, mostra uma aproximação de lideranças políticas já de olho nas eleições municipais de 2024. Questionado sobre uma possível aliança com o PDT, Matheus Góis disse que as conversas estão em andamento. "O PDT de Pedra Branca sempre foi nossa oposição, mas a gente tem uma conversa boa com o Cid, com o Cirilo, que são do PDT", afirmou.


"Nós temos nos aproximado muito com o Cid, contando com a ajuda do Amílcar, sobretudo na educação. Estamos ampliando nosso diálogo e, logicamente, algumas lideranças do PDT estão vindo compor com a gente na base. Há todo um trabalho sendo feito para aproximar essas frentes de trabalho", ressaltou o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD). 


Sertão Central


A região do Sertão Central é um dos principais redutos do PSD no Ceará, partido que apoiou o candidato do PDT nas eleições de 2022 para o Governo do Estado. Domingos Filho, presidente estadual do partido, foi candidato a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio. Sua esposa, Patrícia Aguiar, é prefeita de Tauá. Além disso, seus filhos, a deputada Gabriela Aguiar e Domingos Neto são fortes representações regionais na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente. Próximo às eleições, há expectativa para definição do apoio do PSD, que tem o terceiro maior número de prefeitos no Estado - atrás de PDT e PT.