segunda-feira, 22 de maio de 2023

Elmano afirma que duplicação da BR 116 até o Cariri é prioridade

O governador Elmano de Freitas afirmou, em entrevista durante entrega da Medalha da Abolição, que "a duplicação da BR 116 é uma prioridade do governo”. Ele havia dito o mesmo, falando para a imprensa, na solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial. 


Segundo o governador, o projeto inicial é duplicar até Chorozinho. “Vamos por trechos até chegar ao Cariri”, enfatizou.


A duplicação da BR 116 entre Pacajus, onde a obra parou há 20 anos, e Chorozinho interessa diretamente ao prefeito e presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE), Júnior Castro, e ao presidente da Assembleia, Evandro Leitão, parceiro do gestor municipal e do governador na busca da solução viária para escoar produção. 


Segundo o deputado Evandro Leitão, a duplicação da BR 116 vai atrair mais empresas, gerar milhares de empregos, desafogar o trânsito e encerrar um capítulo de transtornos para motoristas e usuários da estrada.  


Elmano de Freitas adiantou que já está tratando da duplicação com o governo do presidente Lula e pretende anunciar, nos próximos dias, a retomada da duplicação:  “Estamos dialogando para promover a retomada da duplicação”, pontuou, sem adiantar se já existem empresas com contratos ou se será  feita uma licitação, através de convênio com o Estado, ou se a obra será executada pelo DNIT. 


A BR-116 nasce em Fortaleza, na Praça Dias Branco, passa por dez estados, ligando cidades importantes, como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. A via é duplicada nas áreas metropolitanas. São 

4.542 km de extensão até Jaguarão, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.