segunda-feira, 8 de maio de 2023

Caucaia sedia o Encontro Nacional do Programa Bandeira Azul 2023

A praia do Cumbuco, em Caucaia, recebeu, nos dias 04 e 05 de maio, a 16ª Edição do Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, uma certificação internacional que atesta as boas práticas ambientais da gestão no litoral. O evento, que aconteceu no Hotel Vila Galé, contou com a presença do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, representantes municipais de vários estados do país e da equipe do Programa Bandeira Azul. O workshop tinha como objetivo discutir os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de promover a oportunidade de troca de experiência sobre essa certificação, que é tão importante para a sustentabilidade e para o fomento do turismo no Brasil.


Na última quinta-feira (4), o evento reuniu os representantes dos municípios cearenses de Amontada, Aquiraz, Aracati, Fortaleza, Groaíras, Icapuí, Jijoca e Meruoca visitaram Caucaia para conhecer o case do Cumbuco, única do estado do Ceará a receber a certificação ambiental Bandeira Azul,sobre o processo de certificação da temporada 2023/2024.


Na ocasião, também estavam presentes o prefeito de Caucaia, Vitor Valim; a secretária de Turismo do Estado do Ceará, Yrwana Albuquerque; a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Lívia Holanda e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Leandro Alves.



O prefeito Vitor Valim deu boas vindas aos participantes do workshop e reforçou a experiência do município de Caucaia ao conquistar a certificação Bandeira Azul. “A melhor herança que a Bandeira Azul pode deixar para cada cidade é o entrosamento de todos os setores da cidade, do trade turístico e da população nessa visão de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A conquista da Bandeira Azul nos deixa com um compromisso de manter a balneabilidade, a preservação e a conscientização na mente do cidadão. Por isso, não há desenvolvimento econômico sem a preservação ambiental “, reforçou o gestor.


A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, reforçou que a praia do Cumbuco é um destino estratégico para o turismo cearense, e que o cuidado da gestão com as questões ambientais é fundamental para fomentar o trade turístico local. "É muito importante para a gestão, comunidade e trade, compartilhar a experiência dos resultados positivos de Caucaia ao alcançar essa certificação”, destacou Yrwana. 


"Fiquei muito feliz de estar aqui na praia do Cumbuco para falarmos sobre como  funciona o Bandeira Azul e os benefícios dessa conquista. Foram cerca de 6 estados e 26 municípios que participaram desse momento do workshop. O programa Bandeira Azul traz uma visibilidade nacional internacional e uma consciência da comunidade local, que começa a se orgulhar e cuidar mais da sua praia. Isso tudo muda o perfil dos visitantes e começa a influenciar no comportamento dos visitantes que ficam mais preocupados com o meio ambiente", relatou Leana.  


A Bandeira Azul é considerada o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.


A certificação Bandeira Azul é válida até novembro de 2023. Para manter o selo, a praia do Cumbuco precisa continuar a atender aos critérios rigorosos do programa.