quinta-feira, 18 de maio de 2023

A reconstrução da educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou pacote de obras, visando concluir prédios e ginásios para abrigar estudantes em todos os estados do País. A medida faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. O objetivo é possibilitar a conclusão de mais de 3.590 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país, o que pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil. É uma iniciativa importante. No Ceará, são 248 obras.


Esse programa do MEC é uma prova clara e evidente do descaso de governos anteriores com a educação. Quantos alunos poderiam estar em sala de aula? Quantas crianças estariam nas creches desafogando as mães que precisam ir ao trabalho? A prática de esporte, sendo tão saudável, deixou de ser aplicada.


A irresponsabilidade do poder público tem contribuído para o abandono de uma juventude que precisa do apoio do Estado. Ao contrário do esperado, os governos têm contribuído para a construção de uma juventude que está envolvida com a violência e as drogas.


A visão do ministro Camilo Santana, quando propôs ao governo a iniciativa de ofertar quase meio milhão de vagas a mais na área da educação, gera esperança. É um salto e um alívio para os pais que olhavam para o prédio inacabado de uma escola onde estaria o futuro dos seus filhos. 


Seria bom o governo federal replicar a iniciativa do MEC e resolver o grave problema da área da saúde, que funciona à “meia boca”, na base do improviso, escolhendo quem vive e quem morre nos hospitais.

Nasceu a esperança, aguardaremos como fica esse plano ousado comandado por Camilo Santana.