quinta-feira, 27 de abril de 2023

Sarto assina ordem de serviço do Terminal Aberto José de Alencar, quarto da gestão

O prefeito José Sarto assinou, nesta quarta-feira (26/04), a ordem de serviço para o início da construção do Terminal José de Alencar, no Centro. O equipamento, que deve ser o maior Terminal Aberto de Fortaleza, será construído no terreno onde funcionava o antigo Beco da Poeira, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, ao lado da estação de metrô, permitindo a integração dos modais e proporcionando mais conforto, comodidade e rapidez para quem utiliza o transporte público na Capital.


Como frisou Sarto, o equipamento não apenas irá melhorar a mobilidade urbana, como também revitalizará o comércio e cultura da região. “Com o novo terminal, poderemos ter uma ampliação da circulação de linhas e de passageiros aqui no Centro. O prazo é de 12 meses e, no ano que vem, iremos entregar um equipamento que não é só de transporte público, mas que também vai dinamizar a economia, reintegrando o comércio do Centro, e revitalizar a cultura, pois dará acesso a equipamentos como Theatro José de Alencar, Estação das Artes e Teatro São José”, defendeu.


Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, também destacou os impactos econômicos que serão proporcionados pelo novo terminal. “Com a vontade política do prefeito Sarto, esses projetos muito aguardados podem acontecer. Com esse novo terminal, diversos empregos podem ser gerados somente no corredor entre a Praça do Ferreira e a Praça do Theatro José de Alencar. Tenho certeza de que, quando o equipamento for entregue, diversas lojas irão reabrir, teremos geração de emprego e renda e a disputa por novos pontos comerciais irá aumentar”.



O projeto prevê a construção de três plataformas de embarque e desembarque com mais de 2 mil metros quadrados de área, com coberturas metálicas já dimensionadas para possibilitar a instalação futura de painéis solares. No local serão construídas passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas, para dar mais segurança, além de delimitar e resguardar o tráfego de pedestres.


A ideia é que o espaço concentre as linhas de ônibus em um único local, a exemplo dos outros terminais abertos, evitando que os passageiros realizem grandes deslocamentos pelas vias do Centro, além de suprir a demanda do antigo terminal aberto de ônibus da Praça da Estação.