quarta-feira, 19 de abril de 2023

Prefeito de Aracoiaba cria grave crise ao impor permanência na presidência do Consórcio de Saúde do Maciço de Baturité, com reflexo em todo Ceará

O prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, presidente do Consórcio de Saúde dos Municípios do Maciço de Baturité, em manobra política, tenta a reeleição que não estava programada e nem acertada politicamente. Foi ao Abolição pedir para ser reeleito e cumpriria metade do mandato. O governo tem a maioria dos votos. O governador ordenou ao secretário de Assuntos Municipais, Artur Bruno, a aceitar a proposta e tirar um ano de mandato do prefeito Herberlh Mota, que aceitou o acordo, sinalizando pacificar o problema. Tudo ficou acertado entre Thiago Campelo, Herberlh Mota e o Abolição.


Na reunião para votar a chapa que comandaria o consórcio nos próximos dois anos, quando o prefeito de Aracoiaba seria o presidente e o gestor de Baturité o vice, o prefeito Thiago Campelo não cumpriu o acertado, abandonando a votação. O Consórcio de Saúde segue sob sua presidência. 


Os Consórcios de Saúde foram criados para descentralizar os serviços à população nos postos de saúde e hospitais. Movimentam muito dinheiro e cargos. O que seria algo bom para o cidadão, se tornou fonte de poder e divergência política. O caso do prefeito de Aracoiaba,  que não quer largar a presidência do consórcio de saúde do Maciço de Baturité, deixa evidente seu apego aos cargos e ao interesse junto a fornecedores. 


O governador Elmano de Freitas, que confiou na palavra do prefeito de Aracoiaba e avalizou o acordo proposto pelo próprio gestor municipal, deve ter tido grande decepção. Na política, a palavra vale mais do que assinatura no papel. O acordado sempre foi a solução.