quarta-feira, 12 de abril de 2023

Ministério da Integração repassa R$ 50 milhões para obras do Cinturão das Águas

O Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), fez um novo repasse no valor de R$ 50 milhões, para a continuação das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Atualmente, a obra de encontra com 75% de conclusão, com o trecho emergencial já em funcionamento, garantindo a ligação entre o Projeto de Integração do Rio São Francisco e o Açude Castanhão.


O trecho que ainda se encontra em obras é referente aos lotes 3 e 4, que vão ajudar no aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado. Juntos, os lotes possuem 92km de extensão.


Com o Cinturão das Águas pronto, vai estabelecer uma maior aproximação das águas do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, aumentando a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri. 


Outro benefício propiciado pelo CAC é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Este sistema terão sua captação no final do Trecho I, em Crato ou Nova Olinda, e conduzirão a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica.


Atualmente, as obras estão com 46,48% (lote 03) e 29,12% (lote 04) de execução. Destaca-se o lote 03 como emergencial para a região, em razão da fraca recarga patrocinada nos aquíferos que alimentam os poços profundos na Região Metropolitana do Cariri. O lote 04, terá a mesma função emergencial, porém, com desague no Rio Cariús com objetivo de alimentar o açude Orós, garantindo segurança hídrica da região.