sexta-feira, 21 de abril de 2023

Kroma Energia apresenta projeto de R$ 1,7 bilhão para usinas fotovoltaicas do Complexo Arapuá no Ceará


 A Kroma Energia, uma das principais empresa de energia solar do país, apresentou, nesta quinta-feira (20), o projeto do Complexo Arapuá, durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Jaguaruana, município localizado no interior do Ceará. O projeto prevê a instalação de oito usinas fotovoltaicas na região, ocupando uma área de aproximadamente 900 hectares.

O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do investimento, que gira em torno de R$ 1,7 bilhão, também, foi apresentado aos presentes. A audiência contou com a presença de técnicos da Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE) e do prefeito José Elias de Oliveira.


Felipe Godoy, gerente de Geração da Kroma Energia, agradeceu a participação da população e a parceria com a prefeitura de Jaguaruana. “Agradeço à população que veio conhecer nosso projeto, a partir de nossa parceria com a prefeitura de Jaguaruana, que sempre nos recebeu muito bem, desde o momento da concepção e da apresentação do que seria o projeto”, afirmou.


O prefeito José Elias de Oliveira comemorou a escolha de Jaguaruana para sediar o complexo e destacou os benefícios para a economia local. “É importante parabenizar a empresa Kroma Energia por vir para Jaguaruana, o que fortalece o empreendedorismo e emprego, movimentando nossa economia”, disse.


O Complexo Arapuá tem potencial para gerar 500 MWp e foi enquadrado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) como prioritário no dia 20 de março. A construção está prevista para começar no início do segundo semestre de 2023, com a primeira fase sendo entregue em meados de 2024 e a segunda em 2025.

Durante o processo de construção, instalação e manutenção das usinas, espera-se a geração de cerca de 1.500 empregos diretos e 400 indiretos. A instalação das placas solares corresponde a uma área equivalente a mais de 1.200 campos de futebol.


(Economic News/Brasil)