segunda-feira, 10 de abril de 2023

Governo do Estado lança o Plantão Cirurgias e beneficia 30 mil cearenses

O Hospital Municipal de São Benedito, na região da Ibiapaba, sediou na manhã desta segunda-feira (10) o lançamento do mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas. O governador Elmano de Freitas e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, acompanharam os primeiros procedimentos realizados na unidade, marcando o início do Plantão Cirurgias. Em todo o Estado do Ceará está prevista a realização de cerca de 30 mil cirurgias em unidades de saúde parceiras, dentro do programa estadual.


O governador Elmano de Freitas ressaltou que, embora o lançamento ocorresse em São Benedito, todo o Ceará será contemplado. “Prevemos um investimento inicial de R$ 135 milhões, mas, se precisar de mais, o Estado vai complementar o recurso. Será a nossa máxima prioridade”, assegurou o governador, que hoje soma 100 dias à frente do Executivo. 


Nesse período, ele destaca o anúncio do chamamento de dois mil concursados da Funsaúde ao longo de 2023, o reajuste do piso dos agentes comunitários de saúde, além do cumprimento do piso nacional de 14,95% para professores da rede pública estadual.


Elmano de Freitas garantiu que a saúde no Estado do Ceará será ainda mais regionalizada. “Vamos interiorizar ainda mais a saúde. Sei do desafio que temos de dar emprego e oportunidade para nosso povo, mas também sei que 60 mil cearenses estão sofrendo e esperando para fazer cirurgias”, apontou. “A cirurgia feita aqui terá o mesmo valor a ser pago por uma cirurgia realizada em Juazeiro, por exemplo. Vamos garantir a máxima transparência e eficiência porque o nosso povo quer deixar de esperar tanto tempo. As decisões do nosso Governo priorizam, acima de tudo, a melhoria de vida do povo do Ceará”.



“Queremos levar a saúde para mais próximo do paciente e queremos resolver os problemas dos pacientes o mais próximo de suas casas. Esse é um grande momento para toda a população, porque a partir de hoje, estaremos em todo o estado iniciando o mutirão para redução da fila de cirurgias eletivas”, afirmou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.


“Mais de 60 unidades estão em processo de credenciamento em todo o Estado. Na semana passada, o Governo do Ceará garantiu que hospitais municipais, também, participassem do edital de chamamento. Queremos, com isso, que o maior número de equipamentos realizem os procedimentos e tirem os pacientes da fila. Para isso, a Sesa trabalha continuamente a fim de reduzí-la. Nós vamos cumprir a nossa parte de ligar para os pacientes, de fiscalizar e de cobrar retorno e celeridade, porque todos nós queremos realizar esse sonho, que é dos pacientes, mas nosso também”, completou a gestora.


Prefeito de São Benedito, Saul Maciel agradeceu ao governador Elmano de Freitas, por escolher a cidade para o lançamento. “Para nós, é uma grande honra termos sido escolhidos para estarmos abrindo esse mutirão. Tenho certeza que todos os municípios da região têm estrutura para fazer essas cirurgias. Nós pensamos e vamos trabalhar para aliviar o sofrimento das pessoas que aguardam, há anos, para fazer a sua cirurgia”, disse.