segunda-feira, 3 de abril de 2023

Governo do Ceará assina acordo de cooperação técnica com conglomerado chinês

Em visita à China, na última semana, comitiva do Governo do Ceará assinou um acordo de cooperação técnica com um conglomerado de empresas chinês. 


A Gansu TUS Green Technology Innovation é composta, entre outras, pela Tsinghua University, a 14ª melhor universidade do Mundo e referência mundial em inovação, empreendedorismo e relacionamento com a indústria. Além dela, a TUS Holdings, empresa com mais de US$ 30 bilhões em ativos, incluindo TUS Clean Energy e Gansu TUS Green Tech. 


Estimulada pelo governador Elmano de Freitas, a expectativa é de que a cooperação entre as duas partes atraia empresas de tecnologia de ponta, integrantes da cadeia produtiva das energias renováveis, do hidrogênio verde, da mobilidade e dos combustíveis verdes, bem como expertise e conhecimento técnico científico para alavancar cada vez mais o desenvolvimento do Ceará.


Fizeram parte da comitiva a secretária Roseane Medeiros (Relações Internacionais), o secretário Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico) e o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo. Pela China, estiveram presentes Li Guizi, presidente do Conselho de Administração da Gansu TUS Green Technology; Li Xuguang, vice-presidente da Beijing TUS Clean Energy; e Jiao Jiwen, gerente-geral da Gansu TUS Green Technology.


Para o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, a visita da comitiva cearense consolida o interesse do Governo do Ceará em investir na formação de um HUB de Hidrogênio Verde para impulsionar a economia local.