quarta-feira, 12 de abril de 2023

Comitiva do BID está no Ceará para missão de orientação que renova Programa de Apoio às Reformas Sociais

O Governo do Ceará recebe, entre terça-feira (11) e a próxima quinta-feira (13), a comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O grupo está reunido com a Secretaria da Proteção Social (SPS) em missão de orientação que antecede a segunda fase do contrato do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). 


A titular da Secretaria da Proteção Social do Estado, Onélia Santana, e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo, estiveram, nesta quarta-feira, com o especialista líder em Saúde e Proteção Social do BID, Luis Buscarons, conhecendo as orientações técnicas, documentos necessários, indicadores e avaliação dos resultados para o contrato. 


“Muito obrigada ao BID e ao governador Elmano. É muito importante a parceria do Governo do Estado com o BID. A gente sabe a necessidade e a importância destes equipamentos para a nossa população”, ressaltou a secretária. Na primeira fase do programa, foram 136 equipamentos sociais contratados que vêm transformando o interior cearense, com a implantação de Centros de Educação Infantil, Areninhas, Casas da Mulher Cearense, praças Mais Infância, entre outros.  


A secretária reforçou o compromisso da equipe técnica do Proares. “A gente sempre tem conseguido atingir as metas e renovar o financiamento”, destacou.


As orientações são sobre a importância do alinhamento com os objetivos de desenvolvimento infantil, gênero, diversidade e estudos socioambientais; evidências; qualidade dos processos; planejamento dos serviços sociais; matriz de resultados; governança do programa; plano de execução; entre outros resultados.


Nesta quinta-feira, um representante da equipe do BID vai acompanhar a inauguração de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Educação Infantil (CEI), no município de Independência. Onélia destacou que todo CRAS inaugurado no Ceará participa do cofinanciamento, dando mais segurança econômica para as unidades que prestam atendimento à população.