sábado, 29 de abril de 2023

Assembleia tem ofertado ao eleitor prefeitos e governadores


Ciro, Cid, Luizianne, Camilo, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas são oriundos da Assembleia Legislativa. Tornaram-se gestores, com maior capacidade de administração, pelo aprendizado a partir do legislativo, onde convivem com tratativas e demandas dos três poderes e das entidades ligadas ao setor produtivo. 


A pré-campanha em Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana foi antecipada, por conta da crise entre PT e PDT. No caso da capital, já está acertado que os dois partidos vão sair separados, como em anos anteriores, mas existe um ingrediente político diferente. Os candidatos do PT derrotados em Fortaleza não recebiam o apoio do governador. Para o ano de 2024, projeta-se um candidato do Abolição, que não será José Sarto. O nome na agenda é o atual presidente da Assembleia, Evandro Leitão. 


A pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Paraná, liderada pelo presidente do União Brasil, Capitão Wagner, com repetidas candidaturas, ao lado de Luizianne Lins, e do prefeito Sarto, que pretende pleitear a reeleição, trouxe o nome do deputado Evandro Leitão como o fato novo que agitou o universo político da eleição do Ceará. Com dificuldades no PDT, Evandro Leitão terá o PSB e o Republicanos como opções partidárias. 


Neste jogo político, o troféu é a capital do Ceará. Fortaleza tem sido vitrine importante para evolução na política. Até agora, o único prefeito de Fortaleza a se eleger governador foi Ciro Gomes. Juraci Magalhães e Roberto Cláudio tentaram, porém foram derrotados. 


Evandro Leitão é do grupo histórico do PDT e teve sua ficha abonada por Leonel Brizola. Além disso, sempre foi filiado ao PDT.