sexta-feira, 10 de março de 2023

Vereador Pedro Matos solicita sessão solene em homenagem aos 30 anos do Fortal

O vereador Pedro Matos (PL) apresentou à Mesa Diretora do plenário da Câmara Municipal de Fortaleza o requerimento que solicita uma homenagem solene aos 30 anos do evento Fortal. A tradicional micareta faz parte do calendário cultural, fomenta o turismo e movimenta a economia da cidade, gerando empregos formais e informais. 


Segundo o vereador, a solenidade será uma oportunidade de enaltecer a trajetória já reconhecida do evento em todo o País. “O Fortal é um evento que movimenta a economia, a cultura e evidencia a capacidade do povo cearense em ser receptivo e celebrar a vida. Sabemos que além do público local, o Carnaval fora de época atrai turistas de todo o País, com a presença de grandes artistas da música brasileira. Será significativo para a casa, reconhecer a história e tradição de mais um leque cultural feito para todos”, afirma. 


No trigésimo aniversário, celebrado em 2023, o Fortal prepara uma nova programação em alusão à data. A folia da maior micareta indoor do País ocorre na capital cearense durante o mês de julho.


Educação e inclusão social


Além da solenidade do Fortal, o vereador, também, apresentou medidas com foco na educação e inclusão. Com a proposta do projeto de lei PLO 78/2023, pretende-se assegurar aos estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal o acesso a conteúdos educacionais de linguagem de programação de robótica e outras providências ligadas ao tema, de modo a fortalecer o conhecimento e as práticas educativas. 


Para a inclusão social, a ementa do projeto de lei PLO 82/2023 dispõe de sanções administrativas para condutas discriminatórias cometidas por pessoas físicas, jurídicas e agentes públicos contra pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). 


“Sabemos do esforço das pessoas do espectro para mostrar à sociedade a importância do respeito e da inclusão. Nossa proposta é somar nessa luta contra o preconceito e contribuir para uma melhor educação social”, conclui o vereador.